Chapa 02
Chapa 02: Somos tod@s Unifesspa
Candidato a Reitor: Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa
Currículo resumido: Sou paraense, afro-indígena, nascido no município de Bujaru/PA e tenho 51 anos de idade. Sou casado com uma paraense, a também professora Elisângela Costa. Temos uma filha de 15 anos, a Maria Eduarda. Cursei graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA, de 1997 a 2002. Fiz mestrado e doutorado em Geologia e Geoquímica, também pela UFPA, concluídos em 2004 e 2018, respectivamente.
Ingressei como professor na UFPA, no Campus de Marabá, em 2006. Fui diretor da Faculdade de Geologia, representante docente no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA) e Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa. Atuo em grupos de pesquisa na área de Geologia Estrutural e Sensoriamento Remoto.
Atualmente, exerço o cargo de Reitor da Unifesspa, com mandato de 2020 a 2024. Como Reitor, de agosto de 2021 a agosto de 2022, fui coordenador da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes Norte). Também coordenei o Grupo de Trabalho das Universidades Federais da Amazônia para proposições ao novo governo federal nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja principal vitória foi a criação da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia da Amazônia. Represento a Andifes na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).
Candidata a Vice-Reitora: Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante
Currículo resumido: Sou mãe de Hector Cavalcante Rabelo, paraense, nascida na cidade de Altamira-PA. Cheguei à Marabá aos 4 anos de idade nos anos 1980, juntamente com meus pais e 5 irmãos. Vivi meu processo de escolarização em escolas públicas em Marabá, no Ensino Médio, formei-me em Ciências Humanas e Magistério. Cursei Pedagogia na Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá, a partir de 1997. Ainda como universitária, iniciei minha carreira docente como professora alfabetizadora em escolas públicas municipais de Marabá, da educação infantil à educação de Jovens e Adultos.
Ingressei como professora substituta da UFPA/Campus de Marabá em 2003, passando a atuar na formação inicial de professores no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Em 2006 fui aprovada no concurso público na UFPA como a primeira Técnica Pedagógica do Campus de Marabá/UFPA, que me permitiu ter a experiência de assessorar e acompanhar os cursos de graduação no Campus e apoio pedagógico ao trabalho docente. Atuei em projetos de pesquisa e extensão na área de Arte Educação, Economia Solidária e Educação Especial. No ano de 2012 a 2016 cursei Mestrado e Doutorado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e há 15 anos venho atuando na formação de professores da educação pública do estado paraense, contribuindo com a formação de recursos humanos para trabalhar com pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, bem como atuando em outras frentes sociais relacionadas a militância na luta pelos direitos humanos.
Em 2016 fui aprovada como professora adjunta da Unifesspa na área de Educação Especial na Faculdade de Ciências da Educação. Desde 2014, atuei em ações de ensino, pesquisa e extensão, como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa, até o ano de 2020, quando assumi a Vice-reitoria da Unifesspa. Também atuo em Comissões de Assessoria junto ao INEP/MEC na garantia de acessibilidade e políticas inclusivas a pessoas com deficiência no país. Integro atualmente a equipe que coordena o Fórum Nacional dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais e Institutos Federais brasileiros. Sou docente da FACED, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História.
Atualmente, coordeno o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na Unifesspa e o curso de Letras Libras de Licenciatura e Bacharelado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Redes Sociais